Decoração de festa junina: 6 ideias para fazer na sua casa

Planejar a decoração de festa junina é um dos momentos mais divertidos quando pensamos em organizar um arraiá para a família e os amigos em casa.

Todos os anos, essa festa típica do mês de junho ganha o coração dos brasileiros, que gostam de cuidar de cada detalhe para tornar o dia ainda mais animado.

Por isso, separamos seis ideias para você fazer uma decoração de festa junina na sua casa e aproveitar muito os momentos bons que só essa época do ano pode proporcionar. Confira!

 

1. Abuse do xadrez para montar a decoração de festa junina

Quando pensamos em festa junina, já imaginamos cada cantinho com elementos estampados em xadrez. Afinal, essa estampa nunca sai de moda e é a cara dessa festa típica, certo?

Independentemente das cores e modelos, você pode abusar de todos os itens que combinam muito bem com ela, como toalhas, capas para cadeiras e até pequenos enfeites que se destacam nos detalhes, como laços e fitinhas.

Na mesa principal, você pode customizar potes e pratos com elementos em xadrez para receber as comidas da época com um toque muito mais charmoso.

 

2. Reserve uma mesa grande para as comidas típicas

Festa junina sem paçoca, pé de moleque e pipoca não é a mesma coisa, não é?

Então deixe um espaço reservado especialmente para essas comidas típicas que fazem toda a diferença na festa.

A mesa principal pode ser preparada especialmente para receber cada uma dessas delícias que já são um encanto só de olhar.

Aproveite também para servir alguns outros pratos que fazem sucesso no friozinho dessa época, como os caldos, cachorros-quentes e o famoso curau de milho verde.

3. Faça seu próprio varal com bandeirinhas coloridas e estampadas

Está com uma caixa de retalhos de tecidos guardados em casa e não sabe o que fazer com eles? Então aproveite para utilizá-los na produção das suas bandeirinhas!

Basta fazer os moldes no tamanho que achar ideal, recortar as bandeiras e montar o varal. As estampas diferentes darão um charme todo especial à decoração de festa junina.

Uma outra ideia interessante é fazer recortes no interior das bandeirinhas ou colar outros desenhos (como corações e flores) com cores chamativas ou estampas diferentes.

4. Convide as crianças para fazer fogueiras e balões de papel

Que tal aproveitar o clima de animação para convidar as crianças para ajudar na montagem da decoração de festa junina?

Reúna os pequenos ao redor da mesa e compre papéis coloridos para produzir pequenos balões e fogueiras – um jeito divertido de manter as tradições da festa sem correr nenhum risco.

As fogueiras de mentirinha podem fazer parte da decoração das mesas e os balões irão deixar o teto ainda mais bonito e chamativo.

Uma dica legal é que esse tipo de produção também pode incentivar as crianças a aprenderem sobre reciclagem, uma vez que você pode usar rolos de papel higiênico como a “madeira” que faz parte da base das fogueiras.

5. Abuse dos objetos temáticos na sua decoração de festa junina

Não é só a fogueira e os balões que não podem ficar de fora da sua decoração de festa junina. Afinal, esse tema tem diversos símbolos que tornam a tradição ainda mais animada.

A mesa principal, por exemplo, pode ficar ainda mais linda se os seus docinhos ganharem forminhas especiais com moldes de chapéu de palha ou com estampa xadrez.

Acompanhando a ideia dos enfeites de papel, também há a possibilidade de produzir lanternas decorativas para o teto e as paredes.

Por fim, os espantalhos e santos da época (como São João e Santo Antônio) não podem ficar de fora. Então que tal fazer, em casa mesmo, alguns enfeites com feltro para complementar as mesas dos convidados?

 

6. Elabore uma lembrancinha simples e charmosa para os convidados

Que tal encerrar a sua festa com uma surpresa charmosa e deliciosa para os convidados?

Com pouco material e bastante criatividade, você pode fazer potes com doces típicos para eles levarem para casa.

Os doces de leite, abóbora ou arroz-doce vão ganhar um lugar todo especial em potes de vidro ou de plástico que podem ser decorados a seu gosto.

Você pode usar retalhos com estampa xadrez para cobrir as tampinhas, comprar mini chapéus ou até mesmo colar bandeirinhas para deixar as suas lembrancinhas com a cara do arraiá.

Quando estiver com tudo pronto, é só selecionar as músicas, separar as roupinhas caipiras e aguardar o dia tão esperado da festa!

Se você gostou das nossas ideias para decoração de festa junina, também vai adorar conhecer a nossa coleção de vestidos caipiras. Siga nossa página no Facebook e nosso perfil do Instagram para acompanhar as novidades por lá!



Uma resposta para “Decoração de festa junina: 6 ideias para fazer na sua casa”

  1. Sensacional este artigo. Valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *