A importância de dedicar tempo para os filhos no dia a dia

Trabalhar, preocupar-se com a casa e reservar um tempo para os filhos: essa é a rotina que muitas mães e pais tentam ter ao longo de uma semana que, normalmente, é só correria.

Afinal, cuidar das crianças e dar atenção às suas necessidades não é tarefa fácil, ainda mais quando precisamos conciliar com outras obrigações.

Entre tantos malabarismos, às vezes realizamos uma tarefa com os pensamentos em outra totalmente diferente e, por fim, nada sai como o planejado – nem mesmo as horas reservadas paras os pequenos.

Por isso, é essencial avaliar o tempo dedicado aos filhos. Durante o período em que está com eles, você consegue se desconectar de outras atividades e dar total atenção às crianças?

Para ajudar nesse questionamento, trouxemos algumas reflexões acerca da qualidade do tempo que os pais dedicam aos filhos e como isso pode influenciar no comportamento deles. Confira!

Como a falta de tempo para os filhos pode refletir no comportamento deles?

Ao longo do crescimento da criança, reservar um tempo para ajudar no seu aprendizado e desenvolvimento é essencial.

Mas, como dissemos anteriormente, nem sempre conseguimos nos desconectar de problemas ou outras tarefas e isso faz com que não estejamos totalmente presentes em momentos específicos que significam muito para os filhos.

Sem essa atenção, que vai muito além da quantidade de horas dedicadas, as crianças passam a apresentar comportamentos que dificultam o crescimento saudável.

Essas mudanças de hábitos podem ser identificadas quando, por exemplo, os pequenos começam a se mostrar inseguros ou a necessidade de chamar a atenção aumenta.

Os casos se tornam ainda mais explícitos quando os filhos se tornam agressivos, introvertidos ou demonstram medo em certas situações.

Portanto, cabe aos pais observar esses comportamentos e buscar maneiras de participar do aprendizado deles, dedicando um tempo para os filhos que priorize a qualidade e não só a quantidade.

 

O que significa dedicar um tempo de qualidade para os filhos?

Você já parou para refletir sobre como aproveita o tempo livre com seu filho ou filha? Já se questionou sobre como você dá atenção a ele ou ela?

Reservar um tempo para os filhos no dia a dia não é tão difícil, por mais que você tenha múltiplas tarefas a serem realizadas ao longo da semana.

O complicado mesmo é se desconectar do trabalho e das obrigações para se concentrar apenas nas atividades desenvolvidas junto às crianças.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, a quantidade de tempo dedicada aos filhos não tem qualquer relação com a saúde emocional deles até os 11 anos.

O que realmente faz a diferença no dia a dia dos pequenos é a qualidade dos momentos vividos com os pais, independentemente do período de duração.

Tempo de qualidade é aprender e ensinar, estar presente, dedicar-se a cada instante, criar uma conexão com a criança e ter um compromisso com ela.

Seja para brincar, assistir a um filme ou simplesmente sentar na mesa do jantar para escutar como foi o seu dia na escola, o ideal é dar total atenção para os filhos naquele momento, sem se preocupar com qualquer outra coisa.

Além de fazerem a diferença no comportamento das crianças, essas pequenas atitudes também são capazes de evitar que eles absorvam o estresse e a ansiedade dos pais.

Portanto, deixe os problemas e outras obrigações de lado quando estiver dedicando tempo para os filhos e passe a focar no valor de cada um desses momentos.

 

Quais benefícios esse tempo para os filhos pode trazer?

Ao dedicar um tempo para os filhos e pensar mais na qualidade que na quantidade, você se aproxima mais deles e exerce um papel importante em sua educação.

Com isso, você também passa a aprender mais e gera melhorias significativas na relação que possui com eles.

Afinal, a atenção dos pais é essencial para que a criança se torne mais segura, confiante e tenha bons exemplos dentro de casa.

Dedicar um tempo para os filhos permite que os pais os ajudem em suas dificuldades, garantindo o bem-estar, a melhoria da autoestima e também o aprimoramento nas atividades que realizam.

Esses períodos de atenção, mesmo que sejam mais curtos, serão essenciais para o desenvolvimento do seu pequeno ou pequena e tornarão os momentos em família muito mais felizes.

Gostou do nosso post sobre a dedicação de tempo para os filhos? Então siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de outros assuntos relacionados à maternidade e infância!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *